Friday, 14 July 2017 09:06

NEREUS lança Programa de Extensão “Nereides”

NEREUS lança Programa de Extensão “Nereides”

Fonte: Site Nereus (https://www.usp.br/nereus)

O Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (NEREUS) lança, na próxima semana, um programa de extensão com o objetivo de qualificar recursos humanos na área de Economia Regional e Urbana. Trata-se de uma das iniciativas para celebrar os 15 anos do grupo de pesquisas vinculado ao Departamento de Economia da USP. Inspirado nos Programas de Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) da CAPES, o foco do Programa Nereides será no treinamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa, localizadas em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa.

No entanto, a escala do Programa Nereides será bem mais modesta e as atividades serão focadas na realização de minicursos nas instituições participantes. Contando com o trabalho voluntário de professores e pesquisadores do NEREUS, os principais objetivos do programa são (i) treinar pesquisadores na utilização de métodos quantitativos de análise regional e inter-regional, e (ii) promover a colaboração entre pesquisadores envolvidos nas atividades da pós-graduação do IPE-USP e das instituições receptoras.

De acordo com o professor Eduardo Haddad, idealizador desta iniciativa, os minicursos serão desenhados de acordo com as necessidades dos pesquisadores. O formato é bastante flexível, mas o padrão são eventos de dois ou três dias, com apresentação de métodos específicos e sua aplicação com informações para a região onde o curso ocorrer. A utilização de dados para a realidade local permitirá que os participantes se apropriem mais efetivamente das ferramentas disponibilizadas. Inicialmente, planejamos a realização de duas versões anuais do minicurso, uma em cada semestre, sempre em instituições diferentes. Dentro do espírito da solidariedade interinstitucional, base do Nereides, os custos envolvidos são apenas os custos de mobilidade dos ministrantes dos cursos, arcados pelos parceiros locais.

Outro aspecto importante será a participação efetiva dos alunos do NEREUS nos treinamentos. Os minicursos serão ministrados por professores vinculados ao Departamento de Economia da USP, sempre com a participação de um aluno de pós-graduação que auxiliará os participantes durante as sessões aplicadas. Esta parceria permitirá ao pós-graduando aprimorar sua formação para atividade didática e conhecer novas realidades institucionais.

O primeiro minicurso ocorrerá em Teresina entre os dias 18 e 20 de julho de 2017 e será promovido pelo Conselho Regional de Economia e pelo Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a FEA-USP. O “Curso de Métodos de Análise Regional e Inter-regional” será ministrado pelo professor Eduardo Haddad e pelo doutorando Vinícius de Almeida Vale. Com ênfase em análise exploratória de dados espaciais e em modelos inter-regionais de insumo-produto, os participantes terão acesso a um banco de dados com o foco no Piauí, incluindo uma matriz inter-regional de insumo-produto para o Estado, desenvolvida especialmente para esta versão do curso.

De acordo com Prancacio Carvalho, professor do Departamento de Economia da UFPI e responsável direto pela parceria, esta iniciativa procura expandir as relações interinstitucionais e capacidades em Economia Regional para o corpo docente do DECON, técnicos do Conselho Regional de Economia – Piauí, outros professores da UFPI e alunos do curso de Economia. Além disso, fundamenta o apoio do IPE-USP ao desenvolvimento do Mestrado em Economia na UFPI.

Mais informações sobre o minicurso podem ser encontradas aqui.

Data do Conteúdo: 
quinta-feira, 13 Julho, 2017
Read 13954 times

About Us

The Regional Science Association International (RSAI), founded in 1954, is an international community of scholars interested in the regional impacts of national or global processes of economic and social change.

Get In Touch

Regional Science Association International
University of Azores, Oficce 155-156, Rua Capitão João D'Ávila, 9700-042 Angra do Heroísmo, Azores, Portugal

Hit Counter

Today3413
Yesterday5464
This week15387
This month109493
Total11875377

Tuesday, 19 March 2024

Search